R Pedro Doll, 564 - Santana - São Paulo - SP -
(11) 94718-6180

(11) 2281-3343

(11) 94718-6180

R Pedro Doll, 564 - Santana - São Paulo - SP -

Edge News

Praticar atividade física ajuda pacientes com doenças respiratórias

Fonte: Terra.com.br

Atualmente, estima-se que um em cada cinco brasileiros possuam alguma doença respiratória. Entre as mais comuns estão a asma alérgica, bronquite crônica, rinite e enfisema pulmonar. Na maioria dos casos, os pacientes com problemas respiratórios acabam deixando de praticar exercícios físicos devido ao cansaço, indisposições e fadiga. Entretanto a adoção de um estilo de vida sedentário tende a agravar ainda mais essas doenças.

Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, mexer o corpo ainda aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

Cuidados

Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar o preparador físico.

Os principais exercícios recomendados são:

Natação

É uma das opções mais indicadas. Isso acontece porque a umidade relativa do ar próximo à piscina é mais elevada, fator que aumenta a quantidade de oxigênio inalada pelos portadores de doenças respiratórias durante a prática da natação.

Caminhada

Melhora o condicionamento físico do paciente, ajuda no controle da respiração e é eficaz no combate a várias doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. A caminhada pode ser facilmente incluída no dia a dia de qualquer pessoa.

Bicicleta

Pedalar ajuda a controlar a respiração e a melhorar continuamente o condicionamento físico. Também fortalece os músculos da perna e do coração, melhora a circulação do sangue e queima muitas calorias.


FONTE: terra.com.br
« Voltar

VENHA TREINAR COM A EDGE

Estamos esperando por vocês!

Tour Virtual